Oii Meninas! Nem todo mundo dá muita atenção às suas unhas, não é mesmo? A maioria das pessoas, por exemplo, só olham para essa parte do corpo na hora de cortar e limpar, o que acontece raras vezes durante um mês, não é mesmo?
Contudo, se esse for seu caso, acredite, você deveria prestar mais atenção à aparência natural de suas unhas. Isso porque, elas podem dar alertas sobre como anda sua saúde. Aliás, conforme a sabedoria popular, as unhas podem realmente ser encaradas como “termômetros” de nosso organismo. É por elas que descobrimos, antes mesmo de qualquer exame, que nossa alimentação precisa ser melhorada ou que algo não está dentro dos conformes em nosso corpo.
Por exemplo, se suas unhas quebram sempre, como acontece com a maioria das pessoas por aí, este pode ser um sinal de que você está usando muitos produtos químicos. E o que dizer daqueles risquinhos brancos que quase todo mundo tem? Eles são, na verdade, alertam para o baixo índice de proteína em seu organismo ou até mesmo para problemas nos rins e no fígado.
Interessante, não? Abaixo, na lista, você aprende mais sobre o que suas unhas estão tentando dizer sobre você.
Conteúdo
1. Amareladas ou esbranquiçadas
Se amarelas, elas podem indicar doenças pulmonares ou acúmulo de líquido linfático no organismo. Entretanto, no caso das unhas esbranquiçadas, pode ser um sinal de exposição prolongada a substâncias químicas. Neste último caso, afinal, é melhor usar luvas, já que substâncias químicas podem afetar o organismo.
2. Sulcos ou linhas de Beau
Ranhuras, depressões e sulcos nas unhas podem surgir depois de lesões, sabia? Por exemplo, uma batida forte ou algumas doenças, como sarampo e caxumba; e até mesmo descontrole na diabetes podem resultar nisso. Essas marcas, inclusive, podem indicar que seu corpo está com quantidades insuficientes de zinco.
3. Pontos de hemorragia
Pequenos pontos e linhas marrons ou avermelhados abaixo das unhas podem ser sinal de leves hemorragias, muitas vezes causadas por vasos sanguíneos rompidos. Mas isso não é algo comum. Segundo médicos, esse pode ser sintoma de psoríase, lúpus ou até mesmo doenças do coração.
4. Linhas brancas ou de Muehrcke
Essas linhas são um dos sinais mais comuns nas unhas das pessoas e têm também um significado especial a respeito da saúde. Especialistas dizem que elas podem indicar níveis baixos de proteína e até mesmo doenças em órgãos como os rins e o fígado. As linhas também são comuns em pessoas que fazem quimioterapia.
5. Unhas grossas
Conforme especialistas, este não é um sinal de uma condição médica. Entretanto, pode indicar a presença de fungos nas unhas. Isso;, sobretudo, pode ser um alerta natural de envelhecimento e até mesmo de problemas de pressão.
6. Quebradiças
Em resumo, se suas unhas dificilmente permanecem inteiras, esse pode ser um sinal de que você está mantendo contato frequente com substâncias químicas. Detergentes e até mesmo o esmalte de unha, por exemplo, podem fragilizá-las. Entretanto, este também pode ser um alerta de infecção por fungos ou até mesmo problemas de tireóide
7. Concavas
Unhas em formato de colher, como na foto, podem ser sinal de uma pequena curvatura inteira. Mas, elas também indicam deficiência de ferro, doenças no fígado, como hemocromatose; doenças cardíacas ou problemas hormonais, causados por descontrole na tireoide.
8. Esféricas
Pontas dos dedos avantajadas, com unhas esféricas podem se tratar de um sinal de fibrose pulmonar. Existem ainda outros problemas, como, por exemplo, asbestose e outras doenças relacionadas ao pulmão que proporcionam este efeito.
9. Levemente esburacadas
Este não costuma ser um sinal de nada grave, mas pode ser o resultado de psoríase, artrite ou alopecia.